As Folias de Reis são uma importante festividade folclórica e cultural do Brasil. São uma representação muito forte do catolicismo popular, celebram o nascimento de Jesus e louvam os três Reis Magos: Belchior, Baltazar e Gaspar. Os grupos, ou companhias, saem em cortejo, de casa em casa, cantando versos de fé e devoção, abençoando as casas e os moradores que os recebem. Embora as Folias tenham forte vínculo com a narrativa cristã, elas também carregam símbolos que foram trazidos das festas ditas ‘pagãs”, feitas por antigas civilizações europeias.
Segundo registros, as Folias tiveram sua origem em uma festividade portuguesa chamada de “Janeiras”. As Janeiras celebravam o ano novo, o nascimento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos. Os grupos saíam pelas ruas no início do ano, cantando e tocando instrumentos, passando pelas casas, festejando a chegada de mais um ano. Ao final da festa era servido um grande banquete para toda a comunidade.
Essas tradições chegaram ao Brasil junto com os primeiros portugueses e aqui ganharam características próprias. As Folias se tornaram ao longo dos anos uma das mais importantes expressões da religiosidade brasileira, estabelecendo-se principalmente em Minas Gerais, onde hoje somam-se mais de cinquenta devoções, sendo que a mais recorrente é a de Santos Reis, seguida pelas de São Sebastião, Menino Jesus e Divino Espírito Santo. A Folia feita hoje no Brasil possui uma gênese diversificada e congrega diferentes matrizes culturais.
As Folias são, geralmente, formadas por mestres, cantores e tocadores e possuem a bandeira como um dos seus elementos principais, sendo o instrumento de materialização da santidade. Muito mais do que distinguir as companhias, as bandeiras abrem caminhos, abençoam e promovem a unidade entre foliões e devotos. Pelo país afora, os grupos possuem características e estruturas simbólicas comuns, mas que também possuem variações a depender da região onde se encontram.
Ao falar em Folias de Reis não podemos deixar de falar das refeições. As refeições cumprem um papel fundamental no ritual, desde a arrecadação dos alimentos e sua preparação até o momento do consumo coletivo, que é marcado por orações e pela comunhão de todos os presentes. Os moradores, na posição de anfitriões ao receberem os grupos, possuem a obrigação moral de retribuir a visita da bandeira e o pagamento à promessa feita, dando de comer aos foliões.
Em Itamogi, as Folias saem às ruas do dia 29 de dezembro ao dia 06 de janeiro, percorrem a zona rural e a cidade e, todos os dias, são servidos almoços e jantares, por famílias que fazem promessa aos santos. Para celebrar o fim das festividades, no dia de Santos Reis, acontece o que é chamado de “Festa do Doce” ou “Festa de Reis”. Em diversos pontos de bairros rurais, além da chegada das Folias são servidos doces a todos os participantes e visitantes: doce de leite, figo, mamão, cidra, etc., que começaram a ser preparados já em dezembro. As festividades marcam um período de oração, celebração, fartura e comunhão.
As Folias de Reis são, desde 2017, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Minas Gerais. O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) tem realizado, desde então, estudos e ações de salvaguarda, com o objetivo de preservar a tradição.
Lá vem chegando o Reisado Cheio de graça e Folia Oh senhor dono da casa abra a porta e deixe entrar Essa bandeira sagrada vem aqui lhe visitar Bendito louvado seja Pra hoje e sempre o amor Se essa vida é tirana e causa tamanha dor Quanto mais se for sozinha a lida do cantador Por isso meus companheiros cantem comigo que não canto só Pra encontrar em cada rosto um destino bem mió. Chico Lobo (Reisado)
Que delícia de conteúdo! Estão de Parabéns pela matéria e deixar um adendo pelas fotos maravilhosas!
Feliz dia dos reis! 😍
Muito obrigada, Cíntia! 😍
Parabéns Itamogi pelas Folias de Reis!! 👏👏
Que privilégio o nosso poder viver tudo isso, não é, Marilene? 😍
Parabéns pela matéria “ÉRICA”!
Gratidão… dividindo conosco seu entendimento, nos deixando interagir com um pouco dessa Cultura tão rica em nossa Região. Conte sempre comigo, minhas ‘fotinhas’ estarão sempre disponíveis para ajudar na composição das matérias incríveis elaboradas por ti para que juntos (as) alcancemos a chance de levar aos interessados, também aos curiosos um pouco dessa tradição que faz parte de nossa Vida!
Obrigada, parabéns Deus nos abençoe.
“VIVA OS TRÊS REIS SANTO E O MENINO JESUS, FAMILIA DE NAZARÉ QUE TROUXE LUZ AO MUNDO”
Juh, querida! 😍 Agradeço muito seu carinho e parceria! <3